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terça-feira, 19 de maio de 2020

TDAH

Olá alunos. ! Sejam bem vindos a  aula do Espaço de Psicopedagogia Bedomiciano
 Que a paz do Senhor  esteja com todos vocês e a força do Espírito Santo renove as nossas esperanças  e nossas  limitações para o Crescimento pessoal e profissional. 
Na   aula passada nós estudamos  algumas questões relacionadas  do TDAH. Hoje daremos   continuidade  à
Temática. Transtornos de Deficit de atenção e Hiperatividade. TDAH. Vamos às perguntas:

1)Existem exames específicos para ajudar no diagnóstico do TDAH?
R) Não existem exames de laboratório e de neuroimagens específicos para o TDAH.
      O diagnóstico é feito a partir da demonstração de características neuro comportamentais de desatenção e hiperatividade/ comprometedoras do funcionamento do indivíduo e impróprias para determinada fase do desenvolvimento.

  2) O que se verifica no processo diagnóstico?
R) É utilizada a história clínica completa, entrevistas( com criança, pais e professores ). Alguns testes e questionários podem dar uma contribuição ao diagnóstico

3) Que condições mentais são importantes de serem diferenciadas do TDAH?
R) O principal interesse neste campo é discernir os distúrbios primários da atenção daqueles que são secundários a outros transtornos. O retardo mental não reconhecido, as dificuldades específicas de aprendizagem, os distúrbios específicos da fala, os transtornos mentais ( transtorno do afeto, transtorno ansioso, transtorno dissociativo ou transtorno de personalidade) podem simular os transtornos de atenção. Muitas vezes estes distúrbios coexistem com o TDAH e podem não permitir uma boa diferenciação. A presença de transtorno generelizado do desenvolvimento e transtornos psicóticos dificultam o diagnóstico do TDAH.

4) Qual é a causa do TDAH?
R) A causa do TDAH ´e desconhecida e é bastante provável que ela seja multifatorial. 
A ocorrência do TDAH está relacionada a certo número de fatores de risco pré-natais: tabagismo e alcoolismo materno e sofrimento emocional pré-natal. É comum a associação com baixo peso ao nascimento, que pode ser determinado por vários fatores. 

  Estudos de gêmeos, irmãos e meio-irmãos , adotados e famílias apontam para um componente genético importante. 
  Tem sido demonstradas anormalidades neurobiológicas no córtex pré-frontal ( área envolvida com a função executiva) e no giro cingulado ( área cerebral envolvida na concentração e seleção de respostas.

 As pesquisas têm mostrado, de maneira consistente, uma diminuição da transmissão dopaminérgica ( uma substância química transmissora de mensagens no sistema nervoso) nas áreas com anormalidades neurobiológicas.

5) Como é feito o tratamento do TDAH?
R) O tratamento do TDAH é complexo e deve ser coordenado por profissionais  especializados . Envolve o uso de psicofármacos  estimulantes do sistema nervoso central: dextro anfetamina, metifenidato e pemolina. 

  O mecanismo de ação dos estimulante é desconhecido. 
  O uso dos psicofármacos  é controvertido devido às alterações que podem produzir no crescimento e pelo potencial de abuso de substâncias estimulantes do sistema nervoso.


Quando estes fármacos são usados de maneira equilibrada e dentro da faixa terapêutica os benefícios são maiores que os riscos. 

Nossa aula vai ficando por aqui e na próxima orientação  estudaremos sobre o tratamento com a psicoterapia. Fiquem com Deus, e  até a próxima aula. E  Bons estudos!

Áudio aulas Podcast Espaço de Psicopedagogia Be Domiciano.

 

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